terça-feira, 9 de outubro de 2012

Poesia

O primeiro dos poetas líricos foi Arquíloco de Paros em 700 a.C. Só se conservam alguns fragmentos de sua obra como é o caso da maioria dos poetas. Os dois poetas mais importantes foram Safo e Píndaro. Safo (610-580 a.C), a poetisa grega, era admirada pela beleza de sua escritura, seus temas sempre eram pessoais e sua obra é a única da literatura femenina que se conserva hoje em dia.
Os poemas de Arquíloco, na Antiguidade, foram organizados em quatro seções: elegias, trímetros iâmbicos, tetrâmetros trocaicos e epodos. Os mais apreciados eram, aparentemente, os epodos, que compreendiam um hexâmetro ou ou trímetro iâmbico, mais dois ou três versos mais curtos. Infelizmente, restam-nos apenas fragmentos de sua obra, conservados por escritores posteriores ou descobertos em papiros.



SEIS POEMAS OU FRAGMENTOS

Seco de inspiração, mas não de sentimento
pelas tristezas que o comovem tanto
para assunto de poemas, o medíocre poeta
o seu estilete molha, preparando-se...

*
Ai quantas vezes,
ai quantas, quantas
no turvo mar,
o mar penteado
pelas rajadas
como a desordem
da cabeleira
de uma mulher,
eu suspirei,
morto em saudade
pela doçura
de regressar.

*
De um Trácio é agora o meu tão belo escudo.
Que havia eu de fazer? Perdi-o na floresta.
Mas salvei minha pele, no aceso da luta.
Sei bem onde comprar um escudo novo.

*
Esta ilha
engrinaldada por agrestes bosques
jaz no mar
como um espinhaço de burro.

*
A mim o que me mata,
querido efebo, digo-te:
desejo sem prazer,
versos sem graça ou ritmo,
e ceias só com chatos.

*
Desejo Futuro
Inimigo,
Música:
Meu canto
E uma flauta
Juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário